Site da USP
Departamento de Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

LAPITEC – Laboratório de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva

Docente responsável: Profa. Dra. Carla da Silva Santana

Este laboratório de pesquisa realiza estudos de desenvolvimento e de aplicação na temática da tecnologia assistiva para a vida independente de pessoas com deficiências e idosas. As principais linhas de pesquisa estão voltadas à Gerontecnologia e à Tecnologia Assistiva com foco na pessoa com demência, no design de ambientes e de produtos para as pessoas idosas; no desenvolvimento de recursos assistivos e de órteses para o membro superior. Este grupo busca ampliar os estudos no tema da custoefetividade dos recursos assistivos buscando melhorias que tenham impacto para seu utilizador final. O LAPITEC tem sido paulatinamente equipado com recursos ligados às agências de fomento externas e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O local serve de base para as atividades ensino, pesquisa e formação de recursos humanos em diferentes fases da formação.

O laboratório desenvolve as atividades de extensão universitária intituladas “Projeto de Inclusão Digital de Idosos – PIDI”, que busca desenvolver ações de cidadania digital e desenvolvimento de habilidades dos idosos para o uso das tecnologias digitais e “Oficina de memória para idosos” com foco no compartilhamento de memória e cultura social e no desenvolvimento de recursos assistivos para apoiar a funcionalidade do idoso em face às mudanças cognitivas advindas do processo de envelhecimento.

Localiza-se no 1o andar do prédio do Deptamento de Ciências da Saúde. Equipamentos disponíveis para pesquisa: LV3 – Levitar (Sistema antigravitacional facilitador de execução de atividades para o membro superior, através da suspensão antigravitacional do cotovelo e antebraço), Virador de páginas automático, Impressora 3D.