COMMUNITAS

COMMUNITAS – Laboratório de Estudos e Extensão em Terapia Ocupacional Social e Comunidade

Docentes responsáveis:

  • Profa. Dra. Regina Célia Fiorati;
  • Profa Dra. Regina Yoneko D. Carretta;
  • Prof. Dr Leonardo Martins Kebbe.

Tem por objetivo agregar atividades de ensino, pesquisa e extensão criando ambiente propício para discussão e desenvolvimento de conhecimento quanto à Terapia Ocupacional Social e ações na comunidade ocorridos no âmbito intersetorial. Contempla a terapia ocupacional junto à população em vulnerabilidade social, discutindo-se determinantes sociais de saúde, iniquidade social, território, intersetorialidade, rede de suporte pessoal e social.
Enquanto grupo de pesquisa, desenvolve atividades junto ao grupo de pesquisa do CNPq – “Saúde, Ocupação e Contextos Psicossociais”, o que possibilita ampliação das discussões, pesquisas e ações conjuntas nos seguintes eixos de atuação: participação social da pessoa com deficiência; participação social da pessoa idosa; território, saúde e atenção básica; economia solidária e trabalho; formação profissional; vulnerabilidade social; iniquidade social; pobreza; determinantes sociais da saúde; justiça/injustiça ocupacional e direitos humanos. As atividades de pesquisa, ensino e extensão integram estudantes de graduação e pós-graduação.
O COMMUNITAS abriga o grupo de pesquisa do CNPq – Grupo de Altos Estudos de Vulnerabilidade Social e Saúde Mental e Determinantes Sociais da Saúde e Saúde Mental, coordenado pela Profa. Dra. Regina Célia Fiorati, o qual abriga as seguintes linhas de pesquisas e objetivos: Desenvolver estudos dos Determinantes Sociais da Saúde e seu impacto nas populações em vulnerabilidade social, inseridas em contextos que apresentem índices de iniquidade social; Integrar e desenvolver estudos que visem à elaboração de metodologias para criação de programas de erradicação da pobreza e redução de vulnerabilidade social em articulação com a rede de Atenção Primária a Saúde e da Assistência Social e propiciando o contato e o fortalecimento de metodologias de formação técnico-profissional o campo de conhecimentos das ciências da saúde e das ciências humanas e sociais para atuarem em e na comunidade; Integrar e desenvolver estudos que visem a formulação metodologias e tecnologias para a implantação de Redes de Atenção Primária Intersetorial (envolvendo atenção primaria em saúde, assistência social e outros setores) em territórios com alto índice de vulnerabilidade social e pobreza.

LAPITEG

LAPITEG – Laboratório de Pesquisa e Inovação e Gerontecnologia

Docente responsável:

  • Profa. Dra. Carla da Silva Santana Castro

Este laboratório realiza estudos em gerontecnologia, com foco no desenvolvimento e na aplicação de produtos e ambientes para a saúde, funcionalidade, conforto e bem estar da pessoa idosa. Estudos no campo da tecnologia assistiva, tecnologias digitais, design de ambientes para a vida independente, apoio à pessoa com demência e a organização do cuidado são os temas de interesse em pesquisa.
O LAPITEG tem sido paulatinamente equipado com recursos ligados às agências de fomento externas e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O local serve de base para as atividades ensino, pesquisa e extensão universitária.
O laboratório desenvolve as atividades de extensão universitária intituladas “Projeto de Inclusão Digital de Idosos – PIDI”, que busca desenvolver ações de cidadania digital e desenvolvimento de habilidades dos idosos para o uso das tecnologias digitais e “Oficina de memória para idosos” com foco no compartilhamento de memória e cultura social.
Localiza-se no 1º andar do prédio do Departamento de Ciências da Saúde. Equipamentos disponíveis para pesquisa: LV3 – Levitar (Sistema antigravitacional facilitador de execução de atividades para o membro superior, através da suspensão antigravitacional do cotovelo e antebraço), Virador de páginas automático, Impressora 3D, videogame Nintendo Wii, Simulador avançado dos efeitos da velhice (kit).

Site do LAPITEG
Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq

LEPTOI

LEPTOI – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência

Docentes responsáveis:

  • Profa. Dra Maria Paula Panúncio-Pinto;
  • Profa. Dra. Luzia Iara Pfeifer (docente sênior).

Cadastrado como grupo de pesquisa na plataforma do CNPQ (em reconstrução do cadastramento), é composto por docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, e vem sendo mantido com auxílio financeiro da FMRP, FAEPA e CNPQ.
Reúne ações e projetos de pesquisa, ensino e extensão que se propõem a integrar aspectos clínicos e sociais, a partir de duas linhas centrais de pesquisa: Desempenho ocupacional de crianças e adolescentes em diferentes contextos (desenvolvimento em condições adversas – violência doméstica, pobreza e institucionalização; doenças crônicas; hospitalização; deficiências; comportamento lúdico e de lazer de crianças e adolescente; adaptações transculturais e validação de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil) e Formação profissional (perfil dos estudantes de Terapia Ocupacional, acompanhamento de ingressantes através do processo de tutoria institucional, desenvolvimento de estratégias de ensino em terapia ocupacional: tecnologia e arte).

LIATH

LIATH – Laboratório de Investigação sobre Atividade Humana e Cuidados Paliativos

Docentes responsáveis:

  • Profa. Dra. Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo
  • Profa. Dra. Gabriela Rezende

O grupo de pesquisa foi fundado em 2000 e credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em 2001, junto ao Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP. Em 2005 foi transferido para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (FMRP-USP) e atualmente está vinculado à Divisão de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP-USP.
Linhas de pesquisa: 

  • “Processo de Saúde-doença e Epidemiologia” (Programa de Pós-graduação de Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP);
  • Promoção de saúde e qualidade de vida de doentes crônicos em contextos hospitalares e cuidados paliativos”.

É composto por docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, residentes e profissionais terapeutas ocupacionais. Os temas fundamentais que têm sido abordados são: os processos de adoecimento e hospitalização e suas consequências ocupacionais, psicossociais e espirituais; qualidade de vida de portadores de doenças crônico-degenerativas e cuidados paliativos, principalmente o câncer; espiritualidade em saúde e cuidados paliativos. Este laboratório de pesquisa possibilita também intercâmbios com outros pesquisadores e profissionais de diversas instituições e serviços, nacionais e internacionais e a geração de novas pesquisas sobre a atuação da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos. Os trabalhos desse grupo de pesquisa são relevantes tanto para o meio acadêmico como para a sociedade em geral e atende às destinações prioritárias dessa universidade, de atividades de excelência em docência, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.

Site do LIATH
Diretório de Grupos de pesquisa do CNPq

LAPSAM

LAPSAM – Laboratório de Pesquisa e Ensino em Saúde Mental

  • Docentes responsáveis: Prof. Dr Leonardo Martins Kebbe (CNPq) e Profa. Dra. C Regina Yoneko D. Carretta;
  • Especialista: Mestre Elke Tiegui Baldo e Rita Cristina S. Kuroishi.

Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a ocupação humana e sua relação com a saúde mental de populações em diferentes ciclos de vida, assim como o modo pelo qual essas relações são percebidas a partir da subjetividade dos indivíduos. Para tanto, considera os cuidados em terapia ocupacional em saúde mental em diferentes contextos englobando os diferentes níveis de atenção em saúde.
Principais linhas de pesquisa e objetivos:

  • Abordagens psicossociais de terapia ocupacional: desenvolver estudos sobre diferentes possibilidades de intervenção terapêutico-ocupacional na interface da saúde mental e do campo social, com diferentes populações em situação de vulnerabilidade social e ou sofrimento psíquico;
  • Formação profissional: estudar as diferentes estratégias teórico-metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem e avaliar resultados obtidos com o seu uso;
  • Saúde do cuidador: realizar pesquisas que possibilitem identificar as demandas e estratégias de enfrentamento utilizadas por cuidadores (leigos e profissionais) em diferentes contextos e avaliar as intervenções junto aos mesmos.

* Linhas do grupo de pesquisa: Saúde, Ocupação e Contextos Psicossociais do CNPq

Site do Laboratório
Lattes do Laboratório

LABILITA

Docente Responsável: Profª. Drª. Gabriela Rezende

O grupo de pesquisa Laboratório de Re(H)abilitação e do Desempenho Ocupacional (Labilita) foi fundado em 2022, pela Profa. Dra. Gabriela Rezende junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Foi credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em março de 2023.
É composto por docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, residentes e pesquisadores com interesse comum na linha de pesquisa: “Inovações em Reabilitação Funcional e Paliativa”, com ênfase em estudos em estudos e pesquisas científicas relevantes para contribuir com o avanço da ciência, baseado em princípios éticos, de tal forma a assegurar o desenvolvimento técnico científico e assistencial nas áreas de reabilitação neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, oncológica e cuidados paliativos. Além de atuar com inovações tecnológicas de alto custo, como robótica, neuromodulação, impressão 3D e de baixo custo, tendo em vista a promoção de estudos envolvendo órteses, próteses e meios de locomoção.
Localiza-se no 1o andar do prédio do Departamento de Ciências da Saúde. Está vinculado à divisão de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP-USP e realiza reuniões quinzenais.
As atividades incluem: discussão e desenvolvimento de projetos de pesquisa, leitura e discussão de artigos científicos, reunião com pesquisadores e especialistas, aulas e palestras, organização de eventos, dentre outras.
Este laboratório de pesquisa, possibilita o desenvolvimento de:

  • Modelos teóricos e pesquisas em torno da linha de pesquisa;
  • Intercâmbios com outros pesquisadores e profissionais de diversas instituições e serviços, nacionais e internacionais, permitindo a criação de novas parcerias entre nosso grupo de pesquisa e a comunidade e a geração de pesquisas, atividades didáticas e grupos de discussões;
  • Um espaço acadêmico e de pesquisa sobre conhecimentos técnico-científicos e atuação na área de reabilitação funcional e reabilitação paliativa.

Dessa forma, espera-se que além dos avanços relacionados aos aspectos acadêmicos e de pesquisa, seja possível impactos no âmbito social de nossos projetos, por meio da promoção da assistência qualificada, baseada em evidência e inovações dos recursos terapêuticos em reabilitação à clientela atendida em diferentes serviços ambulatoriais, hospitalares e de Cuidados Paliativos nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Site do Laboratório
Lattes do Laboratório